Gostou do BLOG? Adicione o Xadrez ao seu favoritos: CTRL + D

domingo, 5 de abril de 2009

Receita do Dia: Pancakes

Caso você não tenha ligado o nome à pessoa, Pancakes são aquelas panquecas que são montadas como uma torre, elas são muito “utilizadas” em desenhos animados. Quando a Leitora Andressa Sett me enviou a receita, também fiquei pensando o que era, mas quando vi a foto pensei hummm… Sempre quis fazer isso!

A história da panqueca é inusitada, segundo historiadores, ela surgiu há 9.000 anos há algum tempo, na França. Dizem que uma dona de casa estava fazendo mingau quando, sem querer, derramou um pouco no fogão. Então ela percebeu que aquele mingau que caiu começou a cozinhar rapidamente, era fácil de ser manuseado e tinha um sabor muito bom, então, nasceram às panquecas.

Bom, sem mais delongas, leia abaixo e aprenda a fazer esta verdadeira delícia!

Ingredientes:

1 xicara de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento
½ colher de chá de sal
2 colheres de chá de manteiga (ou margarina)
2 colheres de chá de açúcar
1 ovo
1 xicara de leite

Modo de preparo:
1. Misture em um recipiente a farinha, o açúcar, o fermento e o sal.
2. Em outro recipiente misture os ovos, o leite e a manteiga.
3. Acrescente os líquidos aos secos, sem misturar em excesso.
4. O ponto da massa não deve ser muito líquido, deve escorrer lentamente.
5. Aqueça e unte uma frigideira com margarina (só o suficiente para a panqueca não grudar no fundo) e coloque a massa no centro, cerca de 1/4 xícara por panqueca. Vá virando ela, alternando os lados, para ela fritar bem.
Obs.: A panqueca tem que ficar um pouco um pouco grossa, porque essa panqueca americana é bem diferente da brasileira ok? A massa é grossa mesmo porque você irá comer uma em cima da outra!

Dicas: Vá misturando aos poucos mesmo, até você conseguir o ponto da massa. Se você misturar todos os ingredientes de uma vez só não dá certo. Parece estranho, mas é realmente colheres de chá ok? Essa quantidade que eu passei dá umas 3 panquecas mais ou menos, então se você quiser mais é só dobrar as quantidades na receita.

STRAWBERRY SAUCE (Molho doce de morango)

3 colheres de açúcar mascavo
1 colher de sopa de maisena
½ xícara de suco de laranja
1 caixa de morangos lavados e cortados em pedaços

Modo de preparo do molho doce:

1- Leve ao fogo o açúcar, maisena e o suco. Cozinhe em fogo médio, mexendo constantemente. Quando engrossar coloque os morangos e cozinhe por mais um minuto.

*Para montar as pancakes, é só por uma em cima da outra, intercalando com um pouquinho do Strawberry Sauce, e depois derramar o resto da calda em cima!

* Aviso importante: esse molho é mais doce, se você o quiser menos doce coloque menos açúcar mascavo. Porque a panqueca somente já consegue encher o estômago rápido, com molho doce é mais rápido ainda!

* Você pode testar o molho com outras frutas, se preferir.

Vejam abaixo a foto que a Andressa nos Enviou:


Nenhum comentário:

Postar um comentário