Gostou do BLOG? Adicione o Xadrez ao seu favoritos: CTRL + D

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Relógio Movido á Ar Comprimido



Nunca havia tomado conhecimento de nada semelhante, e confesso que me demorei tentando entender, e confesso que não sei se entendi direito, como funciona o mecanismo de corda automática com uso de ar comprimido do Urwek UR-202.



Além do belíssimo mostrador, completamente inovador em um relógio mecânico, em que três braços revezam-se mostrando as horas, enquanto passam pelo mostrador dos minutos, os caras fizeram uso de dinâmica de fluidos para maximizar o mecanismo de corda automática.















Para quem não conhece, todo relógio automático é na realidade um relógio à corda, na parte de baixo da caixa um pêndulo gira dentro de um aro, de acordo com o movimento do braço. Este pêndulo é preso por um eixo em seu centro a um conversor que transforma seu girar em corda para manter o relógio funcionando. Os mecanismos dos grandes fabricantes são extremamente precisos, e só necessitam de eventuais lubrificações no pêndulo, depois de anos de uso, para manterem-se em perfeito movimento.
















No caso do Urwerk, em vez do pêndulo rodar sobre aço lubrificado, ele o faz sobre um colchão de ar, coisa que reduz drasticamente a resistência que ele enfrentada. Na parte de trás vocês poderão ver duas pequenas turbinas que servem de amortecedores permitindo ao relógio aliviar a pressão do colchão de ar no caso de movimentos bruscos, garantindo a maior duração ao movimento do pendulo.
















O fabricante diz que as turbinas são auto-contidas e que pode-se usar o relógio sem medo de entrar água no mecanismo.

Não encontrei informações seguras sobre o preço. Na realidade a única coisa que encontrei a respeito foi um comentário no Engadget, onde originalmente vi o relógio, falando em US$ 172.000,00 !! Menos caro que alguns outros relógios que já mostrei por aqui, mas mesmo assim, uma pancada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário