Gostou do BLOG? Adicione o Xadrez ao seu favoritos: CTRL + D

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Ilusões de Óptica

Ilusões de ótica sempre me intrigaram, principalmente a idéia de um objeto impossível. Eu até tentei desenhar algumas figuras dessas e imaginá-las num plano real, mas é claro que os únicos resultados obtidos foram uma folha de papel totalmente rabiscada e muita frustração.

Veja 10 ilusões de ótica que nos confundem, enganam e fascinam desde quando foram descobertas.

1 - Blivet:

Um Blivet é uma figura indecifrável, uma ilusão de ótica e um objeto impossível. Ele parece ter três pernas cilíndricas em uma extemidade que se transformam em duas pernas retangulares na outra.

2 - Efeito Bezold:

Este efeito é uma ilusão de ótica que ganhou o nome do seu descobridor, o professor de metereologia alemão Wilhelm von Bezold (1837-1907), que percebeu que as cores parecem ficar diferentes dependendo da suas relações com suas cores adjacentes.

No exemplo abaixo, o vermelho parece mais claro combinado com o Branco, e mais escuro com o preto. 

3 - Ilusão da Parede do Café:

Este tipo de ilusão foi primeiramente estudada pelo Doutor Richard Gregory. Ele observou esse efeito na parede de um Café na Cidade de Bristol, no Reino Unido.

Essa ilusão faz com que as linhas retas pareçam curvadas. Para construir essa ilusão, ladrilhos Pretos e Brancos são postos alternadamente em linhas escalonadas.

E é essêncial para a ilusão que os ladrilhos estejam rodeados por uma camada de “Argamassa” (As linhas cinzas), ou seja, uma cor que esteja entre o preto e o branco dos ladrilhos.

4 - A Ilusão de Chubb:

A ilusão de Chubb é uma ilusão onde o contraste do fundo varia drásticamente, dependo do contexto da apresentação (central, neste caso).

Uma textura com baixo contraste em um campo uniforme parece ter mais contraste do que quando é envolta por uma textura com alto contraste. Este fenômeno foi observado e documentado por Chubb em 1989. 

5 - Ilusão de Ebbinghaus:

A ilusão de Ebbighaus é uma ilusão ótica de percepção relativa de tamanho. Os círculos externos que rodeiam o círculo central é que forçam a impressão de um ser maior que o outro, porém, ambos os circulos tem o mesmo tamanho.

6 - Ilusão do Espiral de Fraser:

Essa ilusão também é conhecida como falsa espiral ou pelo seu nome original: a ilusão da corda torcida. Os segmentos de arcos pretos sobrepostos é que parecem formar a espiral, entretanto, o que está lá são vários curculos, um menor que o outro, um dentro do outro. 

7 - Ilusão da grade de Hermann:

Em 1870 Ludimar Hermann notou que ao se olhar uma figura como esta abaixo, se notam alguns pontos cinzas no meio das linhas brancas.

Nós só os vemos quando passamos os olhos rapidamente na imagem, mas ao fixarmos um ponto com o olhar, eles desaparecem.

8 - Ilusão de Hering:

As duas linhas vermelhas até que parecem arcos, mas são perfeitamente retilíneas. Esta ilusão foi descoberta pelo psicólogo alemão Ewald Hering, em 1861.

Essa distorção é produzida pelo padrão das linhas do fundo que simula um desenho de perspectiva e cria a falsa impressão de profundidade.

9 - Ilusão do cubo impossível:

O Cubo impossível, ou o Cubo Irracional, é um objeto impossível que foi desenhado a partir da ambiguidade presente num cubo de Necker. Um cubo impossível geralmente é considerado como um cubo Necker nos quais os cantos são aparentemente feixes sólidos.

Esta solidez aparente dá ao cubo impossível uma maior ambigüidade visual do que um cubo de Necker que tem menos chances de ser percebido como um objeto impossível. A ilusão brinca com a interpretação dos olhos humanos de imagem bidimensionais como objetos tridimensionais.

10 - Ilusão Isométrica:

Uma ilusão isométrica, ou figura ambígua, é um tipo de ilusão causada pela múltipla estabilidade da percepção. Na imagem abaixo a forma pode ser percebida como um canto interno ou externo.

 

3 comentários:

  1. Ce mente Ce mente Ce mente
    Me fale a verdade.
    A gordinha ja emagreceu? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ''Ce Mente'' entendeu? Não?
    Vc Mente= Ce mente (semente) ou mentir. '-' troll face!kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir