Como pode ver não estamos falando de Halley, do filme Inteligência Artificial, dirigido por Steven Spielberg. Os japoneses (como de costume) criaram um robô que aprende expressões faciais e decora como interagir socialmente. O ‘menino’ já está com 2 anos de idade e até aprendeu a andar.
Seus criadores afirmam que a relação do robô com o mundo à sua volta é idêntica a de um bebê. Ele observa e depois (assusta e) imita as pessoas à sua volta. A criança humanóide de 1 metro e 30 centímetros foi criada para aprender como um humano.
A criatura careca, de 33 quilos, fica com seus olhos assustadores grudados com quem interage com ele, analisando cada movimento. Depois, analisa o contexto social em que está envolvido e imita o que viu anteriormente, copiando atitudes que observou em humanos de verdade.
O robô é capaz de gravar expressões faciais e movimentos usando câmeras oculares. Depois as combina com sensações a as usa em momentos apropriados. Sua “pele” também é completamente recheada de sensores, para que ele identifique os tipos de toque humano – como um cafuné.
O CB2 (Child-robot with Biomimetic Body, ou Robô-criança com corpo biomimético) foi apresentado ao mundo em 2007. Desde então ele aprendeu sozinho como andar – e pode se mover usando 51 ‘músculos’, controlados ar pressurizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário