Gostou do BLOG? Adicione o Xadrez ao seu favoritos: CTRL + D

domingo, 22 de março de 2009

A Formiguinha Feliz

Todos os dias, bem cedinho, a Formiga produtiva e feliz chegava ao  escritório.

Ali transcorriam os seus dias, trabalhando e cantarolando uma velha canção  de amor.  Era produtiva e feliz, mas não era supervisionada.

O Marimbondo, gerente-geral, considerou o fato impossível e criou um cargo  de supervisor, no qual colocaram uma Barata com muita experiência.

A primeira preocupação da Barata foi a de padronizar o horário de entrada e  saída, além de preparar belíssimos relatórios.

Bem depressa se fez necessária uma secretária para ajudar a preparar os  relatórios e, portanto, empregaram uma Aranhazinha, que organizou os  arquivos e se ocupou do telefone. Enquanto  isso, a Formiga produtiva e  feliz trabalhava e trabalhava.

O Marimbondo, gerente-geral, estava encantado com os relatórios da Barata, e  terminou por pedir também quadros comparativos e gráficos, indicadores de  gestão e análise das tendências. Foi, então, necessário empregar uma Mosca,  ajudante do supervisor, e foi preciso um novo computador com impressora  colorida.

Logo a Formiga produtiva e feliz parou de cantarolar as suas melodias e  começou a lamentar-se de toda aquela movimentação de papéis  que tinha de  ser feita.

O Marimbondo, gerente-geral, concluiu, portanto, que era o momento de adotar medidas: criaram a posição de gestor da área onde a Formiga  produtiva e  feliz trabalhava.

O cargo foi dado a uma Cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial. A nova gestora de área - claro - precisou de um computador novo, e quando se tem mais do que um  computador, a Internet se faz necessária.

A nova gestora logo  precisou de uma assistente (sua assistente na empresa anterior) para  ajudá-la a preparar o plano estratégico e o orçamento para a área onde trabalhava a Formiga produtiva e feliz.

A Formiga já não cantarolava mais, e cada dia se tornava mais irascível.

“Precisaremos pagar para que seja feito um estudo sobre o ambiente de trabalho um dia desses”, disse a Cigarra. Mas um dia, o gerente-geral ao rever as cifras se deu conta de que a unidade na qual a Formiga produtiva e feliz trabalhava não rendia muito mais.

E assim contratou a Coruja, consultora prestigiada, para que fizesse um diagnóstico da situação.

A Coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um relatório brilhante com vários volumes e custo de “vários” milhões, que concluía:

“Há muita gente nesta empresa”.

E assim, o gerente-geral seguiu o conselho da consultora e demitiu a Formiga, por que andava muito desmotivada e aborrecida…

assinado: ex-formiguinha feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário