Gostou do BLOG? Adicione o Xadrez ao seu favoritos: CTRL + D

domingo, 22 de março de 2009

TOP 5 Experimentos mais BIZARROS da História


cientista-louco

Algumas fotos abaixo são um pouco fortes.. mas nem tanto ;)

Navegando por este mundão da internet como faço religiosamente me deparei com a idéia de “experimentos mais bizarros da história”, aproveitei e fiz uma coletânea do TOP 5 que me chamou mais atenção, ou que me deixou mais indignado, tentei procurar todas as fontes da origem destes testes e as que encontrei coloquei no post também, afinal nem tudo que lemos na rede é necessariamente real portanto sempre é bom garantir a origem.

Dois detalhes importantes, a maior parte das referências encontra-se em inglês porque os artigos nesta lingua estão mais completos. Além disso é interessante notar que maior parte das experiências foram feitas na época da 2 guerra mundial ou durante a guerra fria, mas me pergunto se hoje em dia a diferença é somente as boazinhas são liberadas e se as bizarras não seriam feitas em segredo? Da-lhe teoria da conspiração.

5 Lugar - Experimento da Prisão de Stanford.

prisao-stanford

Philip Zimbardo conduziu um estudo para descobrir o que levava as prisões se tornarem lugares tão bizarros e violentos como são, a duvida maior era se o motivo disso seria a natureza dos indivíduos que vivem ali ou se o motivo seria a própria hierarquia do lugar ou a forma que era criado.

No teste ele criou uma prisão falsa no departamento de psicologia da Universidade de Stanford e conseguiu voluntários dando a cada um aleatoriamente a função de guarda ou prisioneiro. Vale lembrar que ninguém ali era maluco.

Resultado do experimento que ele durou apenas 6 dias, tendo que ser interrompido pelo médico após a degradação que aconteceu no ambiente, tendo os na função de guardas praticamente se tornado sádicos enquanto os no papel de prisioneiros ficaram devidamente traumatizados pelos maus tratos, sendo que 5 dos prisioneiros tiveram que ser retirados antes mesmo do fim do experimento.

Este artigo em inglês fala mais sobre a vida e carreira do sr. Zimbardo.

4 Lugar - A macaca e a criança

Indo além das histórias do Mogli ou coisas do gênero têm-se muitos relatos ao longo da história de crianças humanas que foram criadas por animais e acabaram adquirindo os hábitos destes. Perguntando-se se o inverso poderia ocorrer que o psicólogo Winthrop Kellogg resolveu adotar uma bebê macaca e criar como se fosse um humano, junto com seu filho humano de 10 meses e sua esposa.

A macaca conhecida como Gua se saia melhor em testes como ‘pegar um biscoito em cima de uma estante’ já que o fazia mais rapidamente que o pequeno Donald de 10 meses, no entanto mostrou-se uma decepção o fato dela não adquirir capacidade de linguagem.

No entanto meses após o início do experimento o psicólogo decidiu colocar um fim nele, quando para mostrar que estava com fome viu o seu filho emitindo um som igual o que a macaca fazia quando estava com fome.

Não soube-se mais nada da macaca desde então, mas acredita-se que ela tenha seguido uma carreira política promissora.

Aqui mais detalhes da vida e experimentos do dr. Winthrop Kellog

3 Lugar - Eletrificação de cadáveres humanos

luigi-galvani-cadaver

Cerca de 230 anos atrás um italiano chamado Luigi Galvani que na época era também professor descobriu através de uma experiência que poderia manipular seres mortos através da eletricidade.

Como criatividade não falta para nós humanos logo o sobrinho de Galvani o italiano Giovanni Aldini estava fazendo tours pela europa demonstrando um espetáculo um pouco difrenete de seu tio, eletrificando e movendo cadáveres humanos.

Foi quando em 1803 ele fez uma das mais bizarras demonstrações para o público, quando utilizando uma bateria ele foi eletrificando o cadáver, fazendo-o mexer o olho, o rosto, enfim até que para o gran-finale enfiou um fio na orelha e outro no reto fazendo com que o defunto praticamente dançasse. Na época houve pessoas que inclusive acharam que o cadáver estava ressuscitando.

Resultado que algumas pessoas tentaram à partir disso ressuscitar mortos mass não obtiveram sucesso.

2 Lugar - Experimento da Obediência

Este é bem famoso, alguns já devem ter ouvido falar. Basicamente ele consegue provar que eu ou você ou qualquer pessoa dita como normal sob determinada circustância poderia se tornar em um frio executor nazista em um campo de concentração, duvida? Leia tudo antes de dizer algo.

Stanley Milgram conduziu um experimento nos anos 60 na universidade de Yale mostrou que quando uma pessoa diz que jamais cometerei um assassinato caso fosse solicitado a ela na verdade ela está mentindo, não porque quer mas se o pedido for feito da maneira correto praticamente todos nós o faríamos.

O experimento consistia no seguinte: uma pesosa testada (na verdade um ator contratado) era colocada em uma cadeira com eletrodos ligado ao corpo e teria que memorizar e responder corretamente as palavras que seriam apresentadas a ele, tudo devidamente de mentira. Do outro lado eram chamados voluntários - desta vez reais e não sabiam que tratava-se de um ator do outro lado - que iriam avaliar esta pessoa e por orientação dos cientistas deveria dar um choque na pessoa amarrada na cadeira caso esta respondesse errado. Era passado aos voluntários reais que este choque começaria em 15 volts e iria subindo de 15 em 15 até uma carga alta, que poderia eventualmente acabar matando uma pessoa. Veja o diagrama abaixo caso não tenha entendido muito bem, onde A = Ator, E = cientista e S = Voluntário Real:

experiencia-de-milgram

Iniciava-se o experiemento e o ator errava propositalmente as palavras, quando o choque chegava a 120 volts este começava a reclamar dos erros, em 150 volts a gritar e pedir misericórdia, tudo muito bem atuado fazendo os voluntários reais acreditarem que aquilo realmente estava acontecendo. Alguns até hesitavam em continuar mas com a retórica de “O experimento deve continuar” dos pesquisadores, continuavam a dar choque.

O objetivo era testar para ver quando as pessoas se recusariam a continuar.. bom 2/3 das pessoas continuaram apertando o botão até  o ator fingir ter caido morto na outra sala, isso quando podiam ver e ouvir, já quando tudo era feito sem que o voluntário pudesse ver ou ouvir o ator praticamente todas as pessoas executavam o experimento até o final sem hesitar.

Este experimento ainda é lembrado pelo comentário de Milgram que disse
“Com base em milhares de pessoas que observei durante os experimentos e na minha própria intuição, que se um sistema de campos de extermínio como os da Alemanha nazista fosse implantado nos Estados Unidos, seria possível encontrar trabalhadores e encarregados pelo seu funcionamento em qualquer cidade de médio porte do país.”

É.. pense bem antes de julgar alguém ;) e clique aqui para saber um pouco mais sobre Milgram.

1 Lugar - A Cabeça de um cachorro

cachorro-heads

Eu lembro que no colegial ouvi falar que depois de ser guilhotinada você permanece vivo por 8 segundos.. ou seja, você fica efetivamente vivo e consciente ( ou pelo menos parcialmente ) por 8 segundos depois de ter sua cabeça separada pelo corpo não da nem para imaginar tal situação.

Em 1920 o médico soviético Sergei Brukhonenko com a dúvida se ‘uma cabeça poderia permanecer viva sem o corpo’ realizou um experimento em um cachorro e através de uma máquina criada por ele chamada de ‘autojetor’ que realizava as funções do coração e pulmào ele retirou a cabeça do animal e a manteve viva somente com isso.

Brukhonenko exibiu a cabeça viva em 1928 no Terceiro Congresso de Fisiologistas da antiga União Soviética e para provar que ela estava viva ele a fez reagir, primeiro batendo com uma marreta na mesa, e em seguida jogou um feixe de luz nos olhos dela, fazendo com que os olhos do animal piscassem. O animal foi até mesmo alimentado, que logo após ingerido caiu pelo esofâgo do bixinho (que não estava ligado a nada) na mesa novamente.

O video explicando o experimento e depois as reações do animal… fiquei até mal de ver isso..


Este primeiro lugar merece não só pelo experimento mais bizarro mas por crueldade também não? Manter um bixinho tanto tempo vivo desta maneira… E eu achando que este negócio de cabeça em aquária era delírio da galera que criou o futurama…

futurama-heads

Não tem muito o que concluir disso tudo, a não ser que, na verdade nós não conseguimos imaginar do que somos capazes de fazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário