Gostou do BLOG? Adicione o Xadrez ao seu favoritos: CTRL + D

quarta-feira, 20 de maio de 2009

O avião supersônico A2 Match 5 da Reaction Engines, o substituto do Concorde


a2_ground_500_1

Um LAPCAT é uma aeronave com tecnologia espacial, Long-Term Advanced Propulsion Concepts AndTechnologies. E não está tão longe o dia em que poderemos viajar em um deles: o LAPCAT A2 da Reaction Engines está próximo.

Será o aparelho hipersônico da aviação civil já que alcança uma velocidade Match 5, cinco vezes a velocidade do som. Não é de estranhar que não haja nenhuma janela a bordo.

Superando o grande Concorde, a partir da Europa poderemos pisar em solo australiano em somente 4 horas, enquanto que um vôo Bruxelas-Sidney necessita hoje em dia de 22 horas.

el-lapcat-a2_500_2

A Reaction Engines está construindo este ambicioso projeto para a Agência Espacial Européia e o primeiro vôo de teste está previsto para 2012, quando 300 sortudos viverão esta experiência pela primeira vez. Embora para que este entre em pleno funcionamento faltam uns 25 anos.

grafico-comparativo_3

Para que você tenha ideia das enormes dimensões do A2, a foto acima mostra um esquema comparativo com o Airbus 380, o maior avião de passageiros atual, com quatro motores e dois andares. O A2 é dobro!

A interessante notícia ecológica é que contaminará muito menos porque, devido as suas características de tecnologia e velocidade, seu combustível será hidrogênio líquido.

Todas as fases do projeto do A2 estão adiantadas, inclusive o cálculo do preço das passagens: uns 6.500 euros por passageiro, o que não é mais que uma passagem em um vôo comercial de hoje em dia.

2 comentários:

  1. feio pra inferno , mais se vai aumentar a velocidade !!!!! quem sabe né , agora , nao ter janelas , ah ! vai tomar banho , devido ao grando calor gerado pela alta velocidade !!! nao teremos janelas , acho que as pessoas se sentiram meio sufocadas !!! repito !!!! feeeeeeeeeeiio pra inferno esse aviao !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. não importa se é deio o importante é que trará progresso!!

    em relação as janelas isso sim é um problema.

    ResponderExcluir