Gostou do BLOG? Adicione o Xadrez ao seu favoritos: CTRL + D

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Os mais incríveis fenômenos da Natureza...!!!

Sinkholes

(Imagens através de: DagbladetStevekluge e Wikipedia)

Os Sinkholes são um dos fenômenos naturais mais assustadores do mundo. Sobre o tempo, a água corrói  o solo sob a superfície do planeta até que - em alguns casos completamente de repente - a terra acima se  desmorone na terra. Muitos sinkholes ocorrem naturalmente ou quando é resultado da intervenção humana. Deslocar água subterrânea pode abrir cavidades e  as tubulações quebradas podem corroer sedimentos subterrâneos de maneira estáveis. Os sinkholes urbanos - até centenas de pés profundamente - podem consumir partes de cidade, de casas á até mesmo de edifícios inteiros.


Penitentes

(Imagens através de Webshots, de Diffendal e de 8020internet)

Nomeado por monges mexicanos picos-encapuçados (mais baixa direita ), os penitentes brilham dando forma às lâminas do gelo que apontam para cima em ângulos afiados para o sol. Encontrado raramente exceto em altas altitudes, podem crescer mais altos do que um ser humano e dar forma em campos vastos. O gelo derrete nestes padrões porque deste modo estas formações retardam o processo de derretimento,  como sombras para os picos e permitem os ventos fundir sobre os picos, refrigerando os.

Pedras Navegantes

(Imagens através de: f8BeThere e Ian Parker)

As pedras moventes misteriosas do deserto de Embalar-lama de Death Valley foram um centro da controvérsia científica por décadas. As rochas que pesam até centenas de libras foram capazes de se mover centenas de jardas em pouco tempo. Alguns cientistas propoem que uma combinação de fortes ventos e o gelo de superfície esclarecessem estes movimentos. Entretanto, esta teoria não explica a evidência das rochas diferentes que começam de lado a lado e que movem-se em taxas diferentes e em sentidos diferentes. Além disso, os cálculos da física não explicam inteiramente esta teoria porque  velocidades de vento des centenas de quilómetros por hora seriam necessários mover algumas das pedras.

 Basalto Columnar

(Imagens através de: CentripetalnotionHabitas e Strahlen)

Quando um fluxo de lava grosso refrigera e se estabelece verticalmente com rachaduras perpendiculares a seu fluxo direcional com regularidade geométrica - na maioria dos casos dando forma a uma grade regular de extrusões sextavadas- se transformam em colunas que parecem quase ser feitas pelo homem. Um do mais famosa tais exemplos é a calçada do gigante na costa de Ireland (mostrado acima) embora o maior e reconhecido o mais extensamente seria torre do diabo em Wyoming. O basalto dá forma a maneiras diferentes, mas igualmente fascinantes...

 Buracos Azuis

(Imagens através de: AEAdvisorBelizeDiving e ScienceRay)

Os furos azuis são depressões gigantes e repentinas na elevação subaquática que tem seu nome devido ao tom azul escuro e ao pressentimento que dão quando vistos de acima em relação às águas circunvizinhas. Podem ter centenas de pés profundamente e quando os mergulhadores exploraran alguns deles são pela maior parte desprovidos do oxigênio, o que impede a vida neles,devido à circulação pobre da água - deixando-os vazios. Alguns Buracos Azuis, entretanto, contêm sobras fósseis antigas que foram descobertas, preservadas em suas profundidades.

 Marés vermelhas

(Imagens através de: CarletonCleanWaterNetwork e UMN)

As marés vermelhas são na verdade fluxo de algas - influxos repentinos de quantidades maciças de algas  single-cell coloridas que podem converter áreas inteiras de um oceano ou de uma praia em uma cor vermelha do sangue. Alguma destas podem ser relativamente inofensivas, outras podem ser presságios de toxinas mortais que causam as mortes dos peixes, dos pássaros e de mamíferos marinhos. Em alguns casos, mesmo os seres humanos foram prejudicados por marés vermelhas embora nenhuma exposição humana é sabida para ter sido fatal.

 Nuvens de Mammatus

(Imagens através de: John Olson e os DNR)

Veja que aparência sinistra... As nuvens do mammatus são frequentemente pressagios de uma tempestade de vinda ou de outro fenômeno extremo do tempo. Composto primariamente de gelo, podem estender-se por centenas de milhas em cada sentido e as formações individuais podem permanecem visivelmente de estática por dez a quinze minutos de cada vez. Quando aparecem são meramente mensageiras - aparecem durante, antes ou mesmo após tempo severo.

 Arcos-íris do fogo

(Imagens através de: GinaCobbUnwired e UMN)

Um arco horizontal de arco-íris de fogo ocorre raramente, em um momento adequado e de um lugar direcionado para o sol e em determinadas nuvens. Os cristais dentro das nuvens refratam a luz nas várias ondas visíveis do espectro, mas somente se são visíveis na terra abaixo. Devido à raridade com que todos estes eventos acontecem conjuntamente com um outro, há relativamente poucas fotos notáveis do este fenômenos.

Nuvens Lenticular

(Imagens através de: NationalGeographicPhotodb e Eheart)

 As nuvens lenticular são massas de nuvem com alterações internas fortes, o que pode conduzir uma pressão  elevada. Sua forma é completamente frequentemente equivocada com um objeto misterioso em vôo ou a tampa artificial para um. Geralmente, as nuvens lenticular são  formadas enquanto o vento acelera e  movendo ao redor uma grande terra como uma montanha.

Colunas de Luz

(Imagens através de: ApodKulgunArborsciWikipedia e Wikipedia)

As colunas de Luz aparecem como colunas luminosas delèveis e eretas no céu, balizas moldadas no ar sem uma fonte aparente. Estas são visíveis quando a luz reflete apenas para a direita de cristais de gelo do sol (como nas duas imagens superiores acima) ou das fontes à terra artificiais tais como luzes da rua ou do parque. Apesar de sua aparência como colunas próximo-contínuas da luz, o efeito é criado inteiramente por nosso próprio ponto de vista relativo.

Sundogs

(Imagens através de: IcecubeReflectiveimagesWundergroundAndrill e Freewebs)

Como colunas de Luz, os sundogs são o produto da luz que passa através dos cristais. A forma e a orientação particulares dos cristais podem ter um impacto visual drástico para o visor, produzindo uma cauda mais longa e mudando a escala das cores. A altura relativa do sol no céu a uma certa distância faz com que os sundogs pareçam estar de cada lado do sol. As condições climáticas de variação em outros planetas em nosso sistema solar produzem halos com até quatro sundogs das perspectivas daqueles planetas. Sundogs foi especulado e discutido desde os tempos antigos e os registros escritos que descrevem os vários atributos de nosso sol datam os egípcios e os gregos.

Giros do fogo

(Imagens através de: SquidooUSATodayFed e Humboldt)

Os giros do fogo (igualmente conhecidos como diabos ou furacões do fogo) aparecem ou em torno de queimadas e quando a combinação de circunstâncias climáticos está única. Os giros do fogo podem ser incrivelmente perigosos, e em alguns casos girando bem fora da zona de uma queimada, o que pode causar a devastação e a morte em um raio muito grande. Os giros do fogo foram registrados com até  quase uma milha de altura, e  têm velocidades do vento acima de 100 quilômetros por hora e dure por 20 ou mais minutos.

Luas alaranjadas

(Imagens através de: WikipediaPbaseNowPublicFlickr e RC-Astro)

Este último fenômeno é algo que a maioria de povos viram antes - da lua alaranjada bonita que pendura baixo no céu. Mas que causa este fenômeno? Quando a lua parece mais baixa no horizonte, os raios de luz que saltam fora dela têm que passar mais da nossa atmosfera o que lentamente vira tons de amarelos, de laranjas e de vermelhos. Olhar as cores em combinação com as crateras é sem dúvida um belo espetáculo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário