Gostou do BLOG? Adicione o Xadrez ao seu favoritos: CTRL + D

sábado, 4 de abril de 2009

As primeiras Invenções

Você já se perguntou como surgiram a maioria das invenções que revolucionaram nossas vidas? A seguir listamos algumas delas.

Primeira câmera digital do mundo (1975)

Em dezembro de 1975, um engenheiro da Kodak chamado Steve Sasson inventou algo que, décadas mais tarde, revolucionaria a fotografia: a primeira câmera digital do mundo. Trata-se de um aparelho do tamanho de uma torradeira, que capturava imagens em preto e branco com resolução de 100×100 (ou 0,01 megapixels) na terminologia de hoje. As imagens eram armazenadas em fita cassete, sendo gravada em 23 segundos. Para reproduzir, um computador com leitor foi construído. Demorava pouco mais de 23 segundos para ler cada imagem.

Primeiro servidor web (1990)

Info.cern.ch era a morada do primeiro servidor web do mundo, um computador NeXT. O primeiro endereço foi: http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html, feito por Tim Berners-Lee.

A primeira motocicleta do mundo (1885)

A primeira moto do mundo foi contruída por dois alemães: Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, em Stuttgart. Trata-se essencialmente de uma bicicleta motorizada. Foi também o primeiro veículo movido a petróleo do mundo.

Primeiro mouse do mundo (1964)

O primeiro mouse do mundo foi feito por Douglas Engelbart, em 1964. Ele era composto por duas rodas posicionadas perpendicularmente, que permitia uma circulação no eixo. Em 2000, Douglas ganhou a Medalha Nacional de Tecnologia, dada pelo presidente Bill Clinton, reconhecendo grandes inovações tecnológicas.

Primeiro carro-conceito do mundo (1938)

Desenhado em 1938 pelo famoso designer da General Motors, Harley Earl, o Buick Y-Job é considerado pela maioria como o primeiro carro-conceito do mundo. Diferente do que ocorre hoje, o Buick Y foi, por dez anos, o carro particular do designer. Atualmente, encontra-se no museu da General Motors.

Primeiro MP3 Player do mundo (1998)

Lançado em 1998, o Eiger Labs Mpman foi o primeiro MP3 Player do mundo. O tocador tinha memória interna de 32 Mb, expansível até 64 Mb.

O primeiro microprocessador do mundo (1971)

Em novembro de 1971, uma empresa chamada “Intel” introduziu no mercado o primeiro chip microprocessado, o Intel 4004. Criado pelos engenheiros Federico Faggin, Ted Hoff e Stan Mazor, a invenção revolucionou a concepção de circuitos integrados. A inteligência de objetos inanimados tinha se tornado possível.

A primeira fotografia do mundo (1826)

Séculos de avanços em química e ótica resultaram na primeira fotografia do mundo. Em 1826, o cientista francês Joseph Nicéphore Niépce registrou a imagem através da janela de sua casa em Le Gras. Foram necessárias oito horas de exposição à luz do sol para alcançar o objetivo final, além de uma placa coberta com betume.

Um comentário: