Gostou do BLOG? Adicione o Xadrez ao seu favoritos: CTRL + D

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Calcio Fiorentino - Esse sim é um esporte de Macho

Trata-se de um ancestral do futebol que foi inventado na Itália por volta do século XVI. É um esporte altamente violento onde poucas regras fazem com que os caras mais machos de Florença disputem quem faz mais pontos no adversário.



O nome Fiorentino vem do próprio nome da cidade Florença e Calcio significa chute, mas uma das poucas coisas proibidas no esporte é o chute na cabeça. São duas equipes de 27 pessoas em um campo de areia com 100 por 50 metros. A quantidade de pessoas não parece suficiente uma vez que o público se mostra ancioso para entrar e lutar também. A partida dura 50 minutos, sem intervalo ou substituições e é supervisionada por um grupo de 8 juízes. Os pontos são marcados quando um jogador consegue jogar a bola em uma rede que fica na extremidade do campo. Ela pode ser levada com as mãos ou chutada.



Originalmente era um jogo de aristocratas ricos, até mesmo alguns papas foram jogadores regulares. O calcio não teve partidas por um período de dois séculos, mas em 1930 ele voltou a ser organizado e atualmente são realizados três jogos por ano na terceira semana de junho.




Atualmente existem quatro times, a Santa Croce (azul), a Santa Maria Novella (vermelho), o Santo Spirito (branco) e San Giovanni (verde).



Abaixo você confere um mini documentário em italiano (vale assistir mesmo sem entender italiano, pois as cenas são impressionantes) e um vídeo de uma partida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário